domingo, 16 de janeiro de 2011

As 3 moiras


Eram três mulheres que teciam e determinavam o destino dos humanos e dos deuses durante o trabalho, elas faziam uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios.
As Moiras eram filhas de Nix (ou de Zeus e Têmis). Moira, no singular, era inicialmente o destino. Na Ilíada, representava uma lei que pairava sobre deuses e homens, pois nem Zeus estava autorizado a transgredi-la sem interferir na harmonia cósmica. Na Odisseia aparecem as fiandeiras.
  • Cloto (Κλωθώ; klothó) em grego significa "fiar", segurava o fuso e tecia o fio da vida.
  • Láquesis (Λάχεσις; láchesis) grego significa "sortear" puxava e enrolava o fio tecido,
  • Átropos (Ἄτροπος; átropos) em grego significa "afastar", ela cortava o fio da vida,
Eis o que diz Karl Kerényi, em seu livro OS DEUSES GREGOS,
editora Cultrix, 1997, sobre as Moiras:

"Já tive ocasião de dizer que o próprio Zeus sentia um sagrado e respeitoso temor da deusa Noite. Segundo as narrativas dos discípulos de Orfeu, que deixarei para mais tarde, a própria Nyx era uma deusa tríplice. Entre os filhos da Noite figuravam as deusas do Destino, as Moiras. Essa tradição a respeito delas está no nosso Hesíodo, conquanto ele também afirme que as três deusas eram filhas de Zeus e da deusa Têmis. No dizer dos menos antigos devotos de Orfeu, elas viviam no Céu, numa caverna ao pé do lago cuja água branca jorra da mesma caverna: clara imagem do luar. O nome delas, a palavra moira, significa "parte"; e o seu número, explicam os orfistas, corresponde ao das três "partes"da lua; e é por isso que Orfeu canta "as Moiras de vestes alvas".



+Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moiras
http://www.lunaeamigos.com.br/mitologia/moiras.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário